Sócios
Formado em Finanças Bancárias pela Universidade de Messina-Itália, possui MBA em Bancos e Finanças pela CUOA (Vicenza/Italia) e curso em Administração e Controle de Bancos pela Universidade Bocconi (Milão/Italia). Também participou de um Programa Executivo de Liderança e Gestão pela Fundação Dom Cabral-Brasil e de diversos programas de treinamento em Turnaround, Reestruturação Financeira e Operacional e Gestão de Caixa conduzidos pela KPMG.
Visiting Professor em cursos sobre Turnaround e Restructuring pela FGV e FIA e organizador de livros sobre os temas de distressed investing e turnaround, tendo escrito mais de 30 artigos em revistas nacionais e internacionais sobre esses assuntos.
Foi também presidente executivo do TMA Brasil (Turnaround Management Association of Brazil), do qual é ainda membro ativo,
Sócio fundador da Pantalica Partners, com mais de 16 anos de experiência em processos de turnaround/reestruturação financeira, foi responsável pela área de reestruturação financeira na PwC em 2013, onde atuou em grandes processos de turnaround dentro e fora de contexto de procedimentos concursais.
Iniciou sua carreira no Banco Bilbao Vizcaya (2003), seguindo no ano seguinte para o Banco Bradesco, na área de Risk Advisory Services, com foco em atividades de riscos operacionais relacionadas a transações de tesouraria e operações de crédito. Durante esse período, atuou também com empresas de varejo, bancos e prestadoras de serviços financeiros.
Em 2007, juntou-se à equipe de Restructuring da KPMG, acumulando experiência em trabalhos de M&A, reestruturação financeira/operacional, incluindo projeções financeiras de curto e longo prazo e venda de carteira de créditos inadimplidos.
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), tem MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, e tem participado de diversos cursos nacionais e internacionais sobre Financial Restructuring. É também membro do TMA Brasil (Turnaround Management Association of Brazil).
Iniciou a carreira na área de operações industriais na década de 90 e em 1998 fundou a CBE- Companhia Brasileira de Esterilização desenvolvendo atividades de implementação, operação, comerciais, de aquisições e integrações no que se tornaria em 2010 a maior companhia de serviços de esterilização e redução de carga microbiana da América Latina. Na época, internacionalizou a CBE criando uma joint venture na LatAm e trouxe ao Brasil o primeiro e maior acelerador de elétrons de grande porte, colocando o país na vanguarda tecnológica em operações de esterilização.
Em 2015, junto com outros acionistas, vendeu a CBE para a Sterigenics Sotera Health, líder mundial em operações globais na área de saúde, passando a atuar como CEO das companhias no Brasil e como presidente da Holding Sterigenics Brasil. Já em 2016, passou a atuar como VP Global da Sterigenics para LaTam, bem como a participar de operações de M&A internacionais até o IPO na Nasdaq, em novembro de 2020.
É Engenheiro de Produção Industrial formado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial de São Paulo, com MBA em Finanças pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.
Tem ampla experiência em projetos de reestruturação financeira e operacional envolvendo renegociação de dívidas, captação de recursos, elaboração de planos de recuperação judicial e extrajudicial, redução de custos e despesas, elaboração de business plan, relatórios gerenciais, melhoria de produtividade, mapeamento de processos e implantação de ERP e BI.
Antes de se juntar à Pantalica, Ricardo trabalhou na área de restruturação da PwC, na KPMG Brasil e no Unibanco;
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), é também membro do TMA Brasil (Turnaround Management Association of Brazil).
Possui experiência em projetos de reestruturação financeira e operacional envolvendo renegociação de dívida, captação de recursos, redução de custos e despesas, elaboração de business plan, valuation, relatórios gerenciais, melhoria de produtividade, mapeamento de processos e gestão de fluxo de caixa (CCM – Crisis Cash Management), além de processos de contexto judicial e extrajudicial.
Antes de se juntar à Pantalica Partners, John trabalhou na área de Reestruturação Financeira e Operacional – Turnaround na PwC (PricewaterhouseCoopers) e na área de Reestruturação da KPMG Brasil.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos e especializado em Turnaround pela FIA (Fundação Instituto de Administração), participou de diversos cursos nacionais e internacionais sobre Financial Restructuring e Corporate Finance.